Quais são os tipos de terapia?

Tipos de terapia: Por Vanessa Gallinari

Depois de tanto procurar sobre o que é a terapia e como ela funciona, você chega na terceira pergunta mais comum entre as pessoas que buscam pelo assunto: Toda terapia é igual? Não! Existem vários tipos de terapia para tratar uma variedade de questões acerca da saúde mental, do emocional e comportamental. Nesse texto, vou explicar detalhadamente as formas como eu trabalho em consultório e para que serve cada tipo.

Terapia individual: A mais tradicional, se dá pelo encontro entre psicólogo e paciente em ambiente de consultório ou remoto. O objetivo principal é entender os processos inconscientes relacionados com a questão que o paciente vem enfrentando no momento e que vem influenciando pensamentos, emoções e comportamentos. Pode ser um tratamento breve ou mais longo, dependendo do quão comprometida a qualidade de vida do paciente se encontra. 

Três fatores são imprescindíveis para uma boa terapia individual e são eles: Relação psicologo x paciente, frequência e sigilo. Você precisa confiar no seu psicólogo e se sentir à vontade para relatar suas dores, é preciso que o tratamento tenha frequência para que se observe de perto como as questões emocionais vem atingindo o seu dia-a-dia e também para acompanhar as mudanças e as melhorias. Além disso, é preciso que a sua privacidade como paciente seja preservada, por isso o consultório costuma ser tão procurado e, quando não é possível, é necessário escolher com cuidado o ambiente onde você estará quando fizer sua terapia remota. 

Terapia de Casal: Partindo do mesmo suposto de saúde e bem-estar, a terapia de casais tem como objetivo principal melhorar o relacionamento amoroso. Diferente da terapia individual, aqui a dinâmica explorada é a da comunicação, da resolução de conflitos, da intimidade, da tomada de decisões conjuntas e da responsabilidade afetiva. Compreender a própria dor, em sua origem e dimensão é importante, mas vem acompanhado do compreender como a dor também atinge o outro. 

É importante na terapia de casal que os pacientes compreendam que o psicólogo não estará no “time” de ninguém. Nesse tipo de terapia, os membros do casal são uma unidade e a sua saúde é compartilhada, portanto o bem-estar de ambos é prioridade. 

Terapia Familiar: Muito similar à terapia de casal, o objetivo da terapia familiar é também melhorar a comunicação, resolver conflitos e ajudar na compreensão entre todos os familiares. As sessões vão abordar as dinâmicas singulares de cada família, compreender como cada membro dela tem seus valores e sentimentos únicos e auxiliar para que os demais possam compreendê-lo melhor. E isso acontece com todos os presentes, para que haja melhora na qualidade de interação em grupo e que o bem-estar de todos possa ser assegurado. 

Também é muito procurada em casos de famílias que estão recebendo membros novos, seja por meio de adoção, divórcios e novos casamentos, nascimentos ou similares. A adaptação pode ser facilitada quando o ambiente terapêutico garante a todos um espaço seguro para falar, ser ouvido e com o compromisso de todos para agir em prol da saúde geral. 

Terapia Infantil: Um dos processos mais delicados em terapia, a terapia infantil tem por objetivo compreender e tratar distúrbios emocionais e comportamentais, levando em consideração a influência que conflitos internos, externos e relações sociais estão tendo no momento tão especial de desenvolvimento da criança. 

As sessões visam entregar à criança um ambiente seguro, acolhedor e onde ela possa se expressar livremente, seja pela fala, gestual, desenhos ou música. Até mesmo dança, teatro e jogos cabem na terapia infantil, com o intuito de dar vazão aos conteúdos internos da criança, suas fantasias e seus conteúdos transferenciais e contratransferenciais (a relação com o psicólogo e seus humores, suas posturas). Tudo isso é então analisado pelo psicólogo para compreender quais elementos estão influenciando suas emoções, seu comportamento e seu desenvolvimento físico e neurológico. Além disso, o psicólogo vai buscar descobrir as possíveis causas dos problemas emocionais da criança, como traumas, dificuldade de relacionamento, atitude agressiva e opositora com os pais e responsáveis, questões de estudo e muito mais. É importante citar como a terapia infantil é focada na criança, mas envolve os pais e responsáveis constantemente e é necessária a dedicação por parte da família para garantir resultados eficazes e duradouros. 

Existe muito a se falar sobre como funciona o tratamento infantil, como são as sessões e como é o manejo psicológico de crianças na clínica e em casa, mas isso fica para um texto especial. 

Terapia de Grupo: Realizada em um ambiente grupal, pode envolver diversas pessoas que tenham um elo em comum: trabalham em uma mesma empresa, estudam no mesmo cursinho preparatório, todos compartilham e lutam contra o mesmo vício, passaram pela mesma experiência traumática e muito mais casos. Independente do tema, a terapia grupal tem por objetivo facilitar o compartilhamento seguro de experiências pessoais e promover o apoio mútuo entre pessoas que, por terem a mesma vivência, se compreendem em um nível mais profundo. O principal pilar da terapia em grupo é fornecer um senso de comunidade e pertencimento, apoio e lutar contra a solidão que alguns processos do dia-a-dia podem ocasionar. 

São diversos os estudos que comprovam o papel importante que o grupo pode ter na saúde mental das pessoas, evitando principalmente quedas depressivas graves. 


Bastante coisa, não é? A terapia é, sobretudo, adaptável ao que a sociedade e ao que cada indivíduo precisa e essas são as terapias que eu posso te oferecer. Se interessou por alguma? Ficou dúvida ou quer fazer mais perguntas? Sem problema, me mande uma mensagem e eu ficarei feliz em ajudar!

Aproveite e leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *